segunda-feira, 31 de março de 2008

Metodologia de Análise Estatística

PessoALL,
Vejam um bom exemplo de como explicar o método usado numa pesquisa. Abaixo a metodologia usada pela DataFolha na pesquisa de opinião pública em 01/12/2007 intitulada: " Maioria continua sendo a favor de reeleição para um segundo mandato, mas apoio diminui; 65% são contra mudanças na lei para permitir que Lula dispute terceiro mandato em 2010".

A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem com abordagem em pontos de fluxo populacional com cotas sexo e idade e sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto da população com 16 anos ou mais do país é tomado como universo da pesquisa e dividido em quatro sub-universos que representam as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte/Centro-Oeste.

Em cada sub-universo os municípios são agrupados e sorteados de acordo com seu porte.

Desta forma a pesquisa fornece resultado para o Brasil, regiões e natureza dos municípios que podem ser generalizados dentro de certos limites estatísticos.

Nesse levantamento realizado entre os dias 26 e 29 de novembro de 2007, foram realizadas 11741 entrevistas em 390 municípios nas seguintes unidades da Federação : São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Goiás, Tocantins, Pará, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Rondônia.

A margem de erro máxima decorrente desse processo de amostragem é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.


Essa pesquisa é uma realização da Gerência de Pesquisas de Opinião do Datafolha.

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