segunda-feira, 24 de março de 2008

Casamento de feio com bonita "tem mais chance de dar certo"

Um exemplo de estudo estatístico sobre o comportamento das pessoas!

Estudo sugere que homens bonitos são mais insatisfeitos com seu casamento.

Um estudo de cientistas americanos indicou que casamentos têm mais chance de dar certo quando a mulher é mais bonita que o homem.

A pesquisa, conduzida por uma equipe de psicólogos da Universidade do Tennessee, analisou como a diferença entre o "nível de atratividade" dos parceiros se relaciona com a satisfação de um casal.

Através de entrevistas com cerca de 80 casais recém-casados, os cientistas perceberam que a beleza teve efeitos "robustos e universalmente positivos" no início dos relacionamentos.

Mas, nos casamentos que se seguiram, "os homens mais bonitos estavam menos satisfeitos", eles escreveram, em um artigo publicado na revista científica Journal of Family Psychology.

"Os homens mais bonitos que suas parceiras demonstraram tendência a oferecer menos apoio emocional e prático às suas mulheres", avaliou o professor James McNulty, que coordenou o estudo, segundo o jornal britânico Daily Mail.

"Homens mais bonitos têm à disposição mais possibilidades de relacionamentos de curto prazo, o que os torna menos satisfeitos e comprometidos com o relacionamento."

No artigo, os pesquisadores afirmam que níveis similares de beleza foram importantes no início do relacionamento - mas foram perdendo importância à medida que a relação evoluía.

Segundo eles, "ambos os parceiros se comportaram mais positivamente em relacionamentos em que as mulheres eram mais atraentes que seus maridos, e negativamente nos relacionamentos em que os homens eram mais atraentes que suas mulheres".
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.


Questão: Tente encontrar via Google o artigo original, publicado em revista científica. Descubra como foram divididos os 80 casais. Em quantos grupos você acha que deveriam ser divididos?
Esta questão vale um examplar da Revista Mente e Cérebro para quem primeiro colocar a resposta aqui.

2 comentários:

mariana donadon disse...

osame,
a amostra dos 80 casais foram divididos em 4 classes :
homem feio casado com mulher feia;
homem bonito casado com mulher bonita;
mulher bonita casada com homem feio;
mulher feia casada com homem bonito;
ou seja,foi uma amostra estratificada ,sendo esses os 4 estratos,de onde se tirou 20 casais de cada estrato e o estudou mostrou que o estrato de casal: homem feio com mulher bonita tinha o casamento com mais chances de dar certo

OK disse...

Mariana, cadê o link para o artigo original?