segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A estatística dos I-pods


Dúlcídio Braz Jr., do Física na Veia:


Na semana passada, em conversa com meu amigo Ronaldo Marin, que dentre outras coisas também é professor de Física e adora tecnologia, falávamos sobre a incrível diminuição de tamanho dos componentes eletrônicos e, consequentemente, dos equipamentos. Graças ao avanço tecnológico, há pouco mais de 40 dias a Kibon realiza uma promoção no mínimo curiosa: você pode encontrar um iPod Shuffle 1Gb dentro de um picolé! Quem diria que um equipamento capaz de armazenar/tocar música digital com quantidade/qualidade poderia ser tão pequeno a ponto de caber dentro de um picolé?!


Ontem, Rosana Hermann do Querido Leitor publicou o post Picolé comentando que passou férias na praia e, apesar de ter visto muita gente consumindo picolés, não viu ninguém ganhando um iPod. Eu também não conheço ninguém que tenha comprado um picolé e ganho um iPod. Você conhece? Mas a promoção existe e está bombando! Onde estariam os ganhadores?

Fiquei pensando em tudo isso e resolvi pesquisar. Para melhor entender o "enigma", fui ao site da empresa e procurei pelo regulamento da promoção. Veja a seguir uma parte dele que interessa para o nosso raciocínio:
"3.1 Será colocado à venda um total aproximado de 38 milhões de embalagens dos produtos promocionados, sendo que dessa totalidade, 10.000 (dez mil) unidades estarão premiadas com os brindes abaixo descritos. " (...)
"4.1 Serão ofertados como premiação 10.000 (dez mil) iPOD Shuffle de 1 GB da Apple, com 1 (um) fone de ouvido, 1 (um) console para carga e respectivos manuais, no valor de R$ 295,00 (duzentos e noventa e cinco reais) cada um."

Para ter uma idéia da probabilidade que você tem de ganhar um iPod no picolé a conta é fácil. Basta dividir o total de picolés premiados (10.000) pelo montante de picolés da promoção (38.000.000). Conclusão: a cada 3.800 picolés encontramos um iPod de brinde! Esta é a probabilidade que você tem de ganhar o prêmio!

Considerando que os 10.000 picolés premiados estejam distribuídos de forma homogênea no total de 38.000.000 de picolés em todo o país, dizer que a probabilidade de ganhar um picolé é de 1/3.800 é o mesmo que dizer que, se você comprar cerca de 3.800 picolés, pelo menos estatisticamente, deve encontrar 1 iPod! Mas veja bem que é apenas um cálculo estatístico. Você deve encontrar um iPod num lote de 3.800 picolés mas não é certeza!

Vamos um pouco além. Considerando que cada picolé da promoção custa no mercado R$ 1,75, para ter a chance estatística de encontrar 1 iPod num picolé você vai ter que gastar 3.800 x R$ 1,75 = R$ 6.650. Pelo valor declarado pela empresa para cada iPod (R$ 295,00) daria para comprar direto na loja 22 aparelhos. Considerando o valor real de mercado, um pouco mais alto do que os R$ 295 declarados, daria para adquirirr pelo menos uns 16 ou 17 iPod do modelo que vem no sorvete.

Com R$ 6.650 daria ainda para comprar (com folga) 7 iPod Classic 80 Gb ou 5 de 160 Gb ou 4 iPod Touch de 16 GB, este último o modelo mais sofisticado, primo do iPhone, e tudo isso sempre considerando o preço médio no mercado oficial brasileiro.
Logo, para quem vai procurar um iPod Shuffle "na raça", a brincadeira pode sair cara. E chupar 3.800 picolés não é para qualquer um!!! No período da promoção, de dezembro/2007 a março/2008, quatro meses (120 dias), seriam quase 32 picolés/dia (3800/120 = 31,7). Vai encarar?!

Mas é justamente aí que está a parte divertida da promoção. Você pode comprar um só picolé e, por um golpe de sorte, ganhar. E pode comprar um caminhão de picolés e nem ver a cor do iPod! Probabilidade não é certeza! E sorte é outra coisa impossível de ser medida pelas ciências exatas!

Considerações Finais


São 10.000 prêmios, um valor absoluto grande, mas diluído em 38.000.000 de unidades de picolés da promoção, o que dá um valor relativo de picolés premiados bem menor. Por isso a gente quase não vê os ganhadores com freqüência.

Do ponto de vista estatístico compensa comprar o iPod na loja a tentar ganhá-lo na promoção. Mas, como sorte não tem nada a ver com cálculos científicos, comprar o iPod na loja ou tentar ganhar no picolé é uma escolha muito pessoal. Para quem já ia chupar um picolé pra amenizar os efeitos do verão é no mínimo divertido.

O custo da empresa na premiação é grande (10.000 x 295 = R$ 2.950.000,00 - quase três milhões de reais). Há ainda outros custos de propaganda. Mas o faturamento com a venda dos picolés cobre com muita folga todo o investimento. Não sei qual a porcentagem dos R$ 1,75 da venda do picolé ficam com o fabricante mas, pela enorme diferença (R$ 295 de prêmio a cada R$ 6.650 de venda) dá para bancar os prêmios com lucro certo. E temos ainda que levar em conta a consolidação da marca no mercado. A idéia viral é genial! Eu mesmo estou aqui propagando a marca sem ganhar nada, nem mesmo um picolé sem iPod!

A promoção é muito inteligente! E quem ganhar um iPod no palito pode se considerar alguém de muita sorte, principalmente se comprar/chupar menos do que 3.800 picolés! Para você que vai nessa, boa sorte!!! E muito cuidado com a laringite!